Criadouro Brasinha teve início no ano de 1995 quando foram adquiridas 6 fêmeas e 1 macho para a formação do plantel. Foram criados 8 filhotes nessa temporada , sendo 2 machos e 6 fêmeas. Um desses machos foi o curió Brasinha, ( Nome dado em homenagem ao melhor curió que o meu falecido pai possuiu), na temporada  de 1996 foi Vice-Campeão Brasileiro Pardo (perdeu o título pois entrou em muda de penas antes do final do campeonato, dos 12 torneios que participou, ficou em 1º lugar em 10 deles ) e Campeão Paulista Clássico no ano de 2000, .

Darcio Schunck Botelho, influenciado pelo seu pai, Darcy Botelho da Silva, iniciou sua criação de curiós juntamente com seu irmão, Dario Schunck Botelho, tornou-se sócio da Serca ( Sócio 095 ) e participou efetivamente da Direção de Canto de Curiós e sendo indicado para ser Juiz de Canto de Curiós, onde atua até os dias de hoje, tendo participado do Julgamento das duas finais do Torneio dos Campeões de 2006 e de 2009. Em 2002, juntamente com outros amigos, participou da fundação da ACCESP ( Associação dos Criadores de Curiós de São Paulo ), um clube que é especializado em curiós, sendo o sócio 010.

Criadouro Brasinha possui em sua estrutura 3 ambientes:

Sala dos Galadores;

Sala das Fêmeas Aprontando;

Sala das Fêmeas com Filhotes. Nesse ambiente, o Curió Mestrinho fica cantando ao vivo, desde o nascimento, até o desmame, que ocorre aos 35 dias. Essa é a base essencial para a formação satisfatória do canto dos filhotes.

O plantel é formado pelas melhores genéticas do país, com descendentes diretos das raças Matuto, Guardião, Soberano, Xodó, Dominique, Canarinho, Vezúveo, Guga, Curumim, entre outras, raças selecionadas há mais de 12 anos. 

Nossa genética tem alto índice de aprendizado, repetição, voz e andamento, resultados comprovados em vários filhotes de diversos cruzamentos diferentes.

http://criadourobrasinha.com.br 2019 - Desenvolvimento: Fênix Sites